segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Aulas

Caros alunos,

A greve continua,sem previsão de encerramento, aguardo visitas ao blog,

Abraços

Wagner Andrade

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Greve de professores do Ifes

Mais uma semana de greve se passou, e nenhuma perspectiva de retorno. O governo não se manifesta e grevistas não arredam pé. Fica difícil. Fui contrário à greve, mas acatei a decisão da assembléia. Sou contrário pois acredito que esse não é momento ideal, num campus muito novo como o nosso. Porém vamos nessa.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Petrologia Sedimentar

Não estou conseguindo postar os slides das aulas de Petrologia Sedimentar, pois não estou encontrando um ícone para postagem de arquivos, só encontro ícones para imagens e vídeos. O Bruno (monitor de Geologia) já disponibilizou os slides nos e-mails das turmas. Logo, logo passo a lista de exercícios.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Petrologia Sedimentar

Conforme relato anterior, seguem slides das aulas de Petrologia Sedimentar, para que vocês tenham o que fazer durante o período de greve. Dêem uma olhada, qualquer dúvida entrem em contato.

Abraços

Wagner Andrade
wagnerandrade@ifes.edu.br

Mostra Capixaba de Audiovisual

Está acontecendo e, Nova Venécia, na Praça São Marcos, em frente à igreja de São Marcos, a 2ª Mostra Capixaba de Audiovisual. São curtas metragens produzidos por jovens do noroeste do Espirito Santo, que estão sendo apresentados para avaliação. Os alunos tiveram oficinas de produção, edição e camera para produzirem seus vídeos. Agora estão apresentando. Os curtas ficaram ótimos, a maioria tem como tema, algum aspecto relevante da cidade. Um elogio a iniciativa do estado e do município.
Abraços

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Seminário de Risco Geológico

Amigos, nos dias 10 e 11 de agosto estive em Vitória participando do 1º Seminário de Risco Geológico do Espirito Santo, foram discutidos desde os custos de desastres naturais, financeiros e de vidas humanas, e seu impacto no desenvolvimento de países como o Brasil, o mapeamento e a identificação das áreas de risco, sistemas de monitoramento e alertas de tempo e clima, em Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro, ações dos núcleos de defesa civil, cartografia de áreas de risco, etc. Foi muito proveitoso e interessante partcipar desse evento.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Greve de professores do Ifes

Como vocês estão sabendo,os professores do Ifes-Campus Nova Venécia estão em greve reinvindicando melhorias salariais e uma política governamental que fixe os professores no interior. Apesar do momento, acredito que nós poderíamos estar desenvolvendo atividades on-line sobre nossos conteúdos do 3ºbimestre, de modo que, ao retornar-mos às aulas, poderíamos avançar de maneira mais fácil. Assim, aqui vão algumas propostas:
1) Vou disponibilizar os conteúdos relativos às rochas sedimentares no meu blog, para que vocês dêem uma lida e tirem suas dúvidas.
2) Vou solicitar pesquisas para que vocês possam posta-las no blog.
3) Vou disponibilizar uma lista de exercícios no final de agosto para que vocês postem as respostas e eu possa tirar suas dúvidas.
Vamos tentar?
Um abraço

Wagner da SIlva Andrade

Geociências e mídias eletrônicas

Apesar de não termos, atualmente, terremotos e vulcões em nosso território, convivemos, principalmente no verão, com desastres naturais não menos perigosos e causadores de inúmeras mortes e desabrigados, estamos falando em deslizamentos e enchentes. Ao contrário dos terremotos e vulcões, nossas catástrofes são previamente anunciadas. Nosso verão chuvoso e nossos solos profundos associados ao relevo escarpado da região sudeste, favorece a ocorrência de deslizamentos. Porém, talvez, nosso principal problema e o que poderia ser facilmente resolvido, é a ocupação desordenada de encostas e áreas próximas às mragens de rios, conhecidamente famosos por inundar suas margens. Acontece que esse problema só pode ser resolvido com políticas públicas que impeçam a ocupação de áreas de risco e sua fiscalização. Décadas de ausência do poder público associadas a políticas clientelistas produziram o atual quadro de urbanização desordenada. Associar as mídias eletrônicas, principalmente através de mapeamento e georreferenciamento às geociências, talvez seja uma tentativa de pelo menos reduzir o número de vítimas e de custos causados por esse fenômenos naturais.

Wagner da Silva Andrade
Geólogo